Novidade

Xanax Chinês no YouTube

Esqueçam a Netflix. Esqueçam o Chef's Table. Esqueçam o Massimo Botura e o Alain Ducasse. A grande série de comida está no YouTube e é apresentada pela etérea Li Ziqi.

Não tem edições malucas e frenéticas, nem se preocupa com listas de ingredientes e medidas. É só Li Ziqi, uma jovem chinesa, a ser filmada a tratar da comida para si e para a sua avó. E é viciante.

Parte do encanto dos seus vídeos está na sua magnífica horta, de onde saem deste chiles a figos e onde, silenciosamente, esta youtuber com quase 10 milhões de seguidores nos ensina a cavar, semear, colher e a tirar tudo o que frutas e legumes podem dar, respeitando as estações do ano.

O cenário é uma aldeia na região de Sichuan, para onde Li Ziqi voltou quando a sua avó ficou sozinha e sem autonomia.

Do que eu gosto mais é do som, a forma magistral como se ouve o barulho da natureza e da cozinha. Dos dentes de alho a serem esmagados, dos legumes a frigir no wok, da água a cair sobre o pote de picles.

Não se enganem. Todos queremos ter aquela horta e cozinhar assim. Mas Li Ziqi sabe muito. O que ali está é muito difícil, dá muito trabalho. Não é um truque de produção. E isso também é fascinante, numa rapariga que parece saída do Secundário.

Para tomar ao deitar e ter sonhos felizes.

3 comments on “Xanax Chinês no YouTube

  1. jota2019

    A parte das patas de galinha é que se dispensa. Não só não tem nada para comer (além da cartilagem, como me parece uma cena um bocado doentia. Doença igual aos espanhóis que comem cristas de galo, um petisco de m…

  2. Quando a descobri também fiquei espantada com a mistura de energia e espiritualidade que emana daquela horta e cozinha. Muito calmante…

  3. Filipe Freitas

    Inspirador, gostei muito

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.