Mercados e supermercados Reportagem

O iogurte natural do Lidl e do Aldi é do caraças

O iogurte tem sido assassinado por aromas, sacarose e edulcorantes. Mas iogurte a sério, sem lights nem cheirinhos, é uma das melhores coisas para comer, mesmo na era do anti-lácteo. 

Há umas semanas, no restaurante Loco, em Lisboa, a pasteleira Carolina Pereira deu-me a provar o iogurte de ovelha que eles estão a fazer, com leite comprado a um produtor da Azóia, em Sintra. A acidez e a gordura, só um doce ligeiro, encheu-me a boca e deixou-me em êxtase, do tipo de êxtase de quando comemos bife com molho.

Provei também a sobremesa com o dito em gelado — e que maravilha, uma coisa tão simples, praticamente monoproduto, e tão saborosa. 

Tinha sentido algo parecido ao iogurte do Loco com um outro iogurte caseiro, de leite de cabra algarvia, produzido por um pastor de uma aldeia perto de Alcoutim. Mas de resto nada se lhes comparou até agora. 

Acontece que nem o iogurte do Loco, nem o do pastor de Alcoutim estão à venda. Uma desgraça.

Como a maioria das pessoas, abasteço-me dos iogurtes que há nos supermercados. Ao longo dos anos, tenho vindo a experimentar grande parte das marcas, até porque cá em casa a rapaziada consome meia centena por semana. 

Já corri as marcas brancas todas, já comprei os bio dos supermercados bio e também os a armar ao caseiro com preço de lagosta embalados em frasquinhos de vidro bonitos mas incomestíveis. 

E, de entre todos, destacam-se dois exemplares de dois supermercados germânicos.

De todos, a léguas, ficam os iogurtes naturais bio do Lidl e o do Aldi. Sendo que eu desconfio que são iguais, feitos no mesmo sítio, da mesma forma. Os do Lidl aparecem com a marca Milbona, os do Aldi com a marca bio deles, a Gutbio.

Não são bons só para misturar cereais. São excelentes comidos à colher da embalagem, ligeiramente frio, sem mais nada.

Está tudo equilibrado — ácido, doce, gordura — e depois têm uma textura extraordinária, leve e cremosa (3,8% de gordura, ou seja é bem gordinho sem ser o exagero grego) — bem longe das coalhadas aguadas e amargas da concorrência.

Custam menos de 40 cêntimos cada. E valem cada cêntimo.

*O Homem que Comia Tudo não faz product placement. 
**O Homem que Comia Tudo não tem qualquer patrocínio do Lidl (mas devia). 

***Este artigo apareceu, inicialmente, apenas fazendo referência aos iogurtes do Lidl. Foi actualizado depois de o meu amigo Carlos Lopes, um dos grandes fact checkers da Internet e do Mundo, ter lido o texto e me ter enviado uma mensagem: “Já provaste os do Aldi?” Eu sabia que aquilo era uma forma educada de dizer “os do Aldi não são piores”. Eram 17h10 e às 18h00 estava no Aldi de Telheiras. Comprei os iogurtes e mais uns smoothies, pepinos em conserva e a mostarda alemã picante deles e voltei para casa, ansioso por fazer o teste. Prova cega, uma tacinha de cada, e o resultado foi inequívoco: os iogurtes naturais bio do Aldi são tão bons como os do Lidl, porventura nasceram na mesma linha de montagem.

5 comments on “O iogurte natural do Lidl e do Aldi é do caraças

  1. Mariana Calaça Baptista

    Concordo com tudo o que disseste, ainda que, não tenha experimentado esses iogurtes de produção caseira.

  2. Mi postre de todas las noches! No es como el de Nuno, y supongo que tampoco como el de la maestra repostera de Loco, pero estoy de acuerdo contigo que es el mejor del mercado, también en España. No obstante, tienes que probar también el de Azinhal en Castro Marim, de los productores de cabra algarvia.

  3. Ana Lúcia Santos

    Sem dúvida. Não conheço os do Lidl, mas os do Aldi são os únicos iogurtes que como há alguns anos.

  4. Não tenho Aldi por aqui para comparar mas os do Lidl são mesmo muito bons, não troco por quaisquer outros ‘de marca’ 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s