Destaque Receitas

A melhor tosta de abacate de todas as tostas de abacate.

Muito justamente, a tosta de abacate tornou-se numa metáfora para cliché. Não há revista, não há restaurante saudável, não há tarde na TV que não tenha a sua tosta de abacate — sendo que a maioria são bosta.

O problema, todavia, não é da tosta. Quase tudo o que é tostado é bom, basta ver o que sucede ao papo-seco depois de torrado ou à sandes de queijo manhoso.

E também não é do abacate. O abacate é um cremoso de frutos secos suave e subtil e sabe a saúde: quando o trincamos temos a sensação que aquilo vai prevenir três cancros e um AVC. Não há nada que se lhe compare.

A prova de que está tudo bem com a tosta de abacate foi o meu almoço de hoje. Fiz uma receita com o que havia no frigorífico e acabei no sofá em frente à televisão a fazer os sons que as pessoas fazem quando se reproduzem.

É uma torrada feita para um almoço solitário de um fanfarrão preguiçoso que não gosta de lavar louça.

Torrada de abacate, pimenta da Terra e ovo mexido

Ingredientes

  • Fatia de pão de trigo bom, tipo country loaf. Eu usei o da padaria Isco, em Alvalade, Lisboa.
  • Pimenta da Terra dos Açores.
  • Meio abacate maduro, sem manchas de oxidação.
  • Fatia de salmão fumado.
  • Amêndoa
  • Ovo bio.
  • Pimenta preta q.b
  • Sal marinho ou flor de sal.

Equipamento

  • Frigideira anti-aderente.
  • Colher de pau.
  • Colher de café.

Procedimento

  1. Coloque a frigideira sobre lume médio, na placa de indução no nível 6 (0-10). Deixe aquecer. Agarre em duas ou três amêndoas e pique-as ou lamine-as. Torre-as na frigideira durante três a quatro minutos, salteando-as de vez em quando.
  2. Enquanto isso, ponha uma fatia de pão na torradeira, com 1,5 cm de grossura. Deixe torrar até ficar só com os relevos ligeiramente dourados. Coloque o pão sobre um prato. Salpique com pimenta da Terra, cobrindo toda a superfície.
  3. Corte o abacate ao meio, fazendo rodar uma faca bem afiada em volta do caroço. Não tire a casca. Rode cada metade em sentidos opostos e desprenda-as. Retire o caroço inserindo-lhe a lâmina da faca com um golpe (cuidado com a mão) e puxando-a para si. Com uma colher de café quebre a polpa dentro da casca, sem contudo fazer um puré, deixando-a em pedaços soltos. Barre a torrada com eles.
  4. Coloque uma fatia de salmão fumado por cima. Não exagere na quantidade. Uma fatia basta.
  5. Salpique com a amêndoa torrada.
  6. E polvilhe com pimentão em pó.
  7. Deite um fiozinho de azeite virgem extra suave. Eu usei o Herdade do Esporão Selecção, e fiquei óptimo.

Já temos a tosta. Falta o acompanhamento.

O melhor ovo mexido do mundo

É possível que este ovo mexido seja a melhor coisa que já inventei de sempre de todas as coisas. Estou muito orgulhoso com isto. Tudo partiu deste problema universal: é difícil fazer um único ovo mexido, temos a ideia de que o que se suja de louça, mais a frigideira, não compensa; mas às vezes só queremos um único ovo mexido.

Eis o método, eis a magia.

  1. Use a metade da casca do abacate vazia e deite lá para dentro  o ovo. Se conseguir, descarte um quinto da clara. Mexa a gema e a clara e os restos de abacate com a colher de café. Não é preciso bater muito.
  2. Nisto, a frigideira ficou no nível 6, depois da amêndoa ser torrada. Verta nela um bocado excessivo de manteiga, a quantidade que usaria para barrar o pão. Ela irá derreter rapidamente, se a fizer escorregar por toda a superfície da frigideira.
  3. Retire a frigideira do calor antes de a manteiga soltar fumo e nesse momento faça escorregar o ovo sobre a mancha de manteiga.
  4. O ovo irá solidificar lentamente, mexa com delicadeza durante uns segundos, não deixando secar. Em princípio não será preciso voltar a aquecer a frigideira. Sirva no prato ao lado da tosta. Seja feliz.
Anúncios

0 comments on “A melhor tosta de abacate de todas as tostas de abacate.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s