Uma versão de um dos maiores fenómenos da pastelaria nos EUA dos últimos cinco anos, os cronuts, acaba de ser criada em Lisboa, pela equipa da hamburgueria Ground Burger.
Os bolos foram apresentados hoje num pop up na hamburgueria, junto à Gulbenkian. Com o nome de Crush Donuts são inspirados na invenção do chef Dominique Ansel, cuja pastelaria de Nova Iorque é conhecido pelas suas filas épicas.

Desde 2013, data de nascimento dos cronuts, apareceram muitas outras versões do bolo pelos EUA, e Caroline Eng, a dona do Ground Burger, andou por lá a estudá-los, de Miami a Nova Iorque, passando por Los Angeles.
O resultado foi este primeiro pop up, que se repetirá amanhã e que deverá evoluir para uma carrinha Citrôen HY recuperada, já com nome — Miami — em breve nas ruas de Lisboa.
A qualidade é a que o Ground Burger já nos habituou. Tudo feito na casa, ingredientes de qualidade, técnica artesanal, rigor de laboratório.

Para já, provei o de banana e o de crème brûlée, ambos gulosos e feitos com massa de fermentação natural. Este último é uma das coisas mais decadentes e boas que um gordo (gordo é um estado de espírito) pode comer.
Preços no patamar dos hambúrgueres, a começar nos 2,95€ e a acabar nos 4,50€.
Não tinha tido oportunidade de experimentar ainda…mas depois de provar tenho de discordar de si pois não deixando de ser uns optimos donuts os que experimentei não tinham qualquer semelhança com os Cronuts!
Os Cronuts são o que em inglês se diz “flaky” quase folhados. Os que comi, o de caramelo salgado e um de avelãs eram da massa tradicional dos donuts.
Um estava superfresco o outro não me parecia do dia…apesar dos da véspera terem esgotado.
Obrigado, Jorge.