Cenas maradas

O fim do prato quadrado II. Ensaio breve.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Na sequência do meu texto anterior, em que manifestava euforia perante o desaparecimento do prato rectangular nos restaurantes portugueses, recebi algumas mensagens de desaprovação.

Criticaram-me por ser preconceituoso, esteticamente conservador e por não conseguir defender a minha dama, ou seja, o prato redondo.

Pois, para todas as mentes quadradas, cá vai o argumentário definitivo.

  1. O rectângulo é inimigo do molho. Os pratos rectangulares tendem a ser planos. O que é que acontece? O molho ou o caldo ou se espalham ou transbordam. “Ah, e se o prato não tiver molho ou caldo?” Larousse Gastronomique, página 734: “O elemento líquido é essencial em qualquer receita”
  2. Rodar vem de roda. Muitas vezes, temos de ir ao outro extremo do prato picar um elemento fluido e fugidio. E por vezes o melhor mesmo é rodar o prato discretamente até o elemento fluido e fugidio ficar mais perto da nossa boca. Ora, não se roda um rectângulo discretamente. Não se roda um rectângulo.
  3. A comida é circular. À excepção de alguns pratos — uma omelete, um bloco de foie gras… — a maioria das comidas são arredondadas, não fazem esquinas.
  4. O copo arruma-se melhor. Quem já pôs uma mesa sabe que o copo muitas vezes tem de ser acomodado junto ao prato e o prato redondo permite que ele seja melhor arrumado, deixando mais espaço ao centro da mesa.
  5. A lavagem. O formato dos membros superiores dos seres humanos está feito para a lavagem com movimentos circulares. É mais confortável, mais suave e mais eficaz. E só o formato redondo aproveita totalmente esta dinâmica fisiológica.
  6. A arrumação. Da mesma forma, sucede que a louça rectangular é mais difícil de arrumar num escorredouro ou numa máquina de lavar do que a circular.
  7. A estética. Os pratos redondos dão fotografias muito melhores.

 

 

Anúncios

1 comment on “O fim do prato quadrado II. Ensaio breve.

  1. Quem o critica está redondamente enganado.
    E a ultima razão. A comida em pratos redondos sabe infinitivamente melhor.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s