Restaurantes

Yum Cha Garden – O “chinês” do jornal Expresso

GalinhaCaju

Não vale a pena tentar explicar onde é o Yum Cha. Estou em crer que as únicas pessoas que sabem onde este restaurante chinês fica são uma dúzia de jornalistas do Expresso, sedeado ali mesmo ao pé, em Laveiras, e uns quantos clientes com informação privilegiada, como a Joana (boa amiga, que lá reencontrei tantos anos depois) e o ex-comandante nacional da PSP Francisco Oliveira Pereira (também presente, muito discreto, vestido à civil).

Do que pude perceber durante o percurso situa-se nos subúrbios de Oeiras, numa praceta igual a muitas outras dos subúrbios de Oeiras, onde ainda não há qualquer obra de Isaltino Morais que sirva de ponto de referência.

O sítio é tão monótono e cinzento que nem José Quitério encontraria nele qualquer motivo de interesse histórico-urbanístico.

Geografia à parte, a comida é excelente.

Os meus cicerones eram todos funcionários do semanário de referência de Laveiras e, portanto, imunes à hipérbole. Um deles apresentou o restaurante como “o melhor chinês do país”. Outro elemento do grupo corroboraria, acrescentando: “O cozinheiro trabalhou no Grande Palácio Hong Kong. É igual ao Grande Palácio mas com menos gente e empregadas mais simpáticas.”

Bateu certo. Para a mesa vieram vários dim sum (yum cha designa uma refeição de chá com dim sum, ao final da manhã ou à tarde), do pão com porco e mel aos rolinhos primavera, aqui na versão vietnamita, fritos e com carne de porco picada, tostados e saborosos, passando pelos ravioli. Bem boa também a vaca com pimentos e molho de feijão, embora prefira a versão mais potente com pimenta shishuan.

RCarneVegetais

A Joana, conhecedora e experiente na casa, recomenda ainda o pato e as sopas, sendo que no site do restaurante aconselham-se os mariscos.

Música de nível, no género chinês, e serviço generoso e sorridente, no género chinês.

Têm muito por explorar neste Yum Cha Garden. Assim dêem com ele.

Praceta Maputo 6, 2780-023, Oeiras. Telefone: 214 415 481

Anúncios

6 comments on “Yum Cha Garden – O “chinês” do jornal Expresso

  1. cita as fontes pá

  2. Obrigada pelos simpáticos comentários. bjs

  3. Paulo Barbosa

    Isso parece-me comida realmente chinesa, ou seja, daquela que que eu como aqui por Macau e quando viajo pela China. Os dumplings (aí designados por rolinhos primavera) têm muito bom aspecto. Um abraço

  4. Gostei de saber…
    Parece-me uma boa opção!
    Boa 😉

  5. Fui lá hoje ao almoço. Gostei muito da comida. Mas estava imensa gente – mesmo muita… Acho que a fama se espalhou.. Talvez culpa aqui do blogue – ao contrário do que dizias aqui há uns dias, eu cá acho que tens muitos leitores 😉
    Aproveito para te dar os parabéns pela nomeação para blogue revelação de 2012 – cá está mais uma prova de que andam muitos leitores por aqui;-)

    bjs

  6. Mário Carreira

    Conheço e recomendo e confirmo que as empregadas são mais simpáticas que as do Grande Palácio Hong Kong. Apesar de tudo este último ainda é melhor e apresenta um conjunto de pratos mais difícil para o palato ocidental. Os pratos do Yum Cha Garden são mais consensuais com excepção da alforreca…..

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s