Certa vez, precisei de folhas de angélica para um prato que me propus fazer do livro Noma, do restaurante com o mesmo nome, em Copenhaga. Procurei em tudo o que era loja gourmet, ervanária – até em farmácias – e nada. Ninguém tinha angélica em Portugal. Já sem grande esperança, lembrei-me, por fim, de ligar para Fernanda Botelho, especialistas em ervas aromáticas e plantas medicinais.
– Arranjo, sim – disse-me.
– Onde?
– No meu quintal. Venha depressa que está a acabar a época.
E lá fui eu ter com ela à sua casa, perto de Sintra. O quintal era uma maravilha: pequeno, desarrumado, um condensado de plantas exóticas e vulgares, todas sobrepostas umas às outras, sem caminhos, sem catalogações. A Fernanda ia-me instruindo, à medida que esventrávamos a vegetação em busca da angélica, com um entusiasmo comovente, dando a provar algumas folhas que ia apanhando.
Desde então sigo com mais atenção o que vai publicando. A sua agenda de plantas medicinais para 2013, por exemplo, já está disponível e pode ser encomendada directamente à autora (fernandatojeira@gmail.com), com autógrafo, por 10,50 euros.
0 comments on “Erva da Boa”